DESAFIO DE LEITURA: 1984 - George Orwell

abril 19, 2019



Título: 1984

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 416
 
Sinopse: Ao lado de A Revolução dos Bichos, o livro 1984 é um dos mais famosos de George Orwell. A obra já ganhou versões de filmes, minisséries, quadrinhos, traduções para 65 países, e uma polêmica fama, que não é à toa! Em seu último romance o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registros históricos a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários dos anos 30 e 40 e, é assim, sob a ótica da ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle, que depois de tanto tempo ainda é muito questionado.

Quote favorita: "Só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade – só o poder pelo poder, poder puro."






Era um dia frio e luminoso de abril, e os relógios davam 13 horas.” Assim começa a história escrita pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell. Publicado em 1949, o texto foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás e até uma ópera. E em 1999 a produtora holandesa Endemol batizou seu reality show (formato que chegou à TV nos anos 70), de Big Brother, o mais sinistro “personagem” do livro. John de Mol, criador do programa, nega veemente a inspiração.


Outra controvérsia que envolve o livro é o título. Supostamente Orwell queria que o título fosse “O Último Homem da Europa”, mas seu editor Frederick Warburg insistiu que trocasse por algo mais comercial. Concluído em 1948, o texto traz os dois últimos dígitos invertidos, como uma forma de alertar que a distopia descrita não era uma ameaça tão distante.


Narrado em terceira pessoa, o livro traz a história de Winston Smith, um funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade, um dos quatro ministérios que governam Oceânia, e sua função é falsificar registros históricos, a fim de moldar o passado conforme o governo necessita.  Além da Oceânia, há duas outras superpotências, a Eurásia e a Lestásia, constantemente em guerras entre si.

Winston, que não concorda totalmente com o sistema vigente, acaba por, intimamente, se rebelar contra ele e, ao conhecer Júlia, por quem se apaixona, ambos partem em uma revolta secreta contra o Partido, unidos pelo amor entre si e pelo desejo de liberdade.

É interessante acompanhar como as características da sociedade descrita no livro, influenciou tantas das distopias contemporâneas, como a hierarquização das classes sociais; a opressão e a violência do governo; a alienação e distorção da verdade como forma de controle. Foi impossível não me lembrar, de livros como Jogos vorazes e do filme Expresso do Amanhã, lançado em 2013. Assista ao trailer aqui: https://youtu.be/zfspI4y8I18.


Além, claro, da própria escrita de George Orwell, que é digna de atenção. Como por exemplo, eu não esperava o romantismo que existe entre Winston e Júlia, e fiquei surpresa com a narrativa delicada e que beira a poesia nesses momentos.

Mas a maior jogada da trama, pra mim, se encontra na construção psicológica apresentada por Orwell. Isso está na maneira de como o Partido consegue influenciar a mente dos indivíduos, o que garante seu poder e chega a ser aterrorizante o nível atingido pelo ser humano.Poucos descreveram tão bem a tortura política e como o ser humano pode ser quando tomado por uma verdade distorcida.


1984 não é apenas uma crítica aos governos totalitários, ele é um alerta sobre a corrupção e subversão do homem. E mesmo não sendo uma leitura rápida ele é um prato cheio para quem gosta de questionar ideais alheios e até mesmo os próprios.
Orwell, conseguiu em seu último romance, descrever uma sociedade futurística um tanto quanto temida, mas que mesmo hoje, distante há mais de 30 anos da época descrita por ele, continua atual.


Vocês já leram 1984 ou tem vontade de ler? Conta pra gente nos comentários.

MAIS POSTS COMO ESSE

0 comentários